images/asmeto/eventos/xxiv_fonajuv/banner_fonajuv.jpg

O mais novo estado da federação, emancipado em 1989, tem uma economia baseada na pecuária de corte. Palmas, a capital planejada, cresce e se escora não só nessa atividade mas também por ser o ponto de partida para as viagens de aventura que dão fama a Tocantins. As belezas naturais que existem na região sempre estiveram lá mas o acesso desde Goiânia ou Brasília era longo e complicado no passado.

Nos últimos vinte anos foram abertas estradas e ficou um pouco mais fácil conhecer, por exemplo, o incrível Parque Estadual do Jalapão, uma área de conservação ambiental de 34.000 quilômetros quadrados que inclui cachoeiras, corredeiras, dunas, chapadas e fabulosas formações rochosas, sem falar de fauna e flora exuberantes. Outra maravilha do estado é a Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo, um santuário ecológico de acesso controlado que, entre setembro e março, tem 80% de sua área inundada pelas águas do Rio Araguaia. Com cerca de 500 espécies de aves, o Parque Estadual do Cantão acolhe também ariranhas, tartarugas, onças-pintadas, jacarés e outros animais selvagens.

Em pleno coração do Brasil, os rios Araguaia e Tocantins presenteiam a população com dezenas de praias bastante movimentadas, como a da Tartaruga (no município de Peixe), Ilha Grande (Araguanã), Gaivota (Araguacema) e do Sol (Caseara).