A cada amanhecer, temos pela frente um novo caminho que se renova todos os dias.

Talvez, para alguns, a bem da verdade, o caminho não é diário, é de uma vida toda. Mas particularmente, tenho que o caminho diário sempre nos leva a um novo destino a cada dia.

Preparamos-nos para o que teremos no dia seguinte. Este planejamento é saudável, mas não se entusiasme demais, pois qualquer alteração pode representar uma decepção.

Se você opta pelo planejamento, sujeite-se ao acaso ou ao seu próprio destino que discorda com que planejastes.

Quem não planeja aceita melhor a causalidade e sofre menos.

Mas planejar não é um mal ou um defeito. É um modo de vida.

De qualquer forma, quando o novo dia chegar, o aceite como o seu caminho a ser trilhado. Não nos atentamos para isto, mas se fizermos uma breve regressão, veremos que nosso caminho começa e termina a cada dia que passa.

 

Desperte sempre entusiasmado. Não deixe que sua preocupação ou desânimo lhe retire a oportunidade de aproveitar tudo que o caminho lhe reserva de bom.

Dê uma boa espreguiçada. Sorria para quem está ao seu lado ou para você mesmo. Deixe que seu corpo perceba, aos poucos, que você o está convidando para iniciar seu caminho. E não se esqueça, você precisa dele e ele de você. Esta interdependência o acompanhará por toda sua vida.

Agradeça por ter despertado. A vida é uma dádiva. Não a menospreze com mau humor.

Coloque os pés no chão calmamente, sinta aos poucos a reconexão com a terra. Faça sua higiene matinal. Olhe bem para você neste inicio de dia, pois no final de seu caminho poderá sentir saudades do que viu. Não se preocupe com o passar do dia, apenas saiba como aproveitá-lo.

Independentemente de sua convicção religiosa, peça para que você aceite os acontecimentos de seu dia, sejam eles quais forem, posto que tudo já se encontra arquitetado e voltado para sua felicidade e amadurecimento, neste ou em outro plano qualquer.

Cuide bem de você, mas sem exageros. Você perceberá que todo o excesso é dispensável e somente servirá para encobrir das pessoas quem você realmente é. O caminho teimosamente sempre nos quer ensinar que podemos viver muito melhor com muito menos do que temos ou nos preocupamos em ter.

Comece sua caminhada lentamente e cante alguma música que lhe alegre. Mesmo que outras pessoas passem por você apressadamente, não se preocupe, pois mesmo que cada um tenha seu próprio tempo ou ritmo, os dias tem as mesmas horas para todos e não será a pressa que irá lhe conduzir para mais perto de seu destino.

Sinta prazer em sua caminhada. Nunca se esqueça da sorte que temos em poder desfrutar de tantas maravilhas e sentimentos que o Criador nos proporcionou.

Desprenda-se um pouco das preocupações para aproveitar sua caminhada. Paisagens e pessoas passarão por você e será isto que lhe ajudará a prosseguir. Olhe um pouco para os lados, perceba as coisas, mas não se desprenda de seu caminho. Não tema olhar para trás, pois isto lhe mostrará que, muito ou pouco, você andou, mesmo que tenha permanecido exatamente no mesmo lugar. Se isto acontecer, volte e recomece.

Faça amigos pelo caminho, mas não ande com eles. Cada um tem seu destino e a forma e meios de alcançá-lo. Todos sabem que temos que continuar caminhando e que ajudar e ser ajudado são partes integrantes da caminhada.

As pessoas ruins nem sempre poderão ser evitadas, mas tenha certeza que muitas vezes, são elas as principais responsáveis pelo nosso sucesso ao final da caminhada.

As pessoas boas farão exatamente aquilo que você queria ter feito para você e não conseguiu. Portanto, aceite a ajuda com humildade e gratidão, e não se preocupe em recompensar, o caminho lhe cobrará isto no momento certo.

Lembre-se que o caminho é longo. Pare e descanse. Alimente-se bem, mas no limite das necessidades de seu corpo, o excesso atrapalhará sua caminhada.

O caminho lhe exige atenção, mas não o leve tão a sério. Ria um pouco, especialmente de você mesmo. Nem sempre sabemos muito bem por onde estamos indo e por vezes perguntamos: o que eu estou fazendo aqui? Qual a melhor resposta? Não sei!

Não raras vezes nos perguntamos: e amanhã? Como é que será? Vai chover ou fará sol? Conseguirei atingir meu destino? Estas e outras dúvidas são desnecessárias e sem sentido, já que a resposta não depende de nós e quanto mais tentamos responder, mais nos magoamos e nos afastamos de nossa própria verdade. A solução é deixar que tudo aconteça e nos surpreendamos.

Pelo caminho pessoas e lugares nos passam despercebidos. Tente não deixar isto acontecer. O alimento da alma é tudo aquilo que suas percepções conseguirão captar e a memória é a grande biblioteca onde buscaremos, frequentemente, as lembranças que nos revitaliza.

O ser humano, em sua infinita insatisfação, sempre se acha em dificuldades, imaginando que sua situação poderia estar melhor. Mas não percebe que, na maioria das vezes, o universo sempre conspira a seu favor, ele é que não quer perceber, pois mais vale se lamentar do que agradecer.

Caminhar sob a chuva, o vento e no frio será sempre melhor do que sob o sol. Aprenda a agradecer a sorte que você acha que não tem.

Além das pessoas e da paisagem, aprecie os animais. Eles, melhor do que você conseguem compreender tudo o que está acontecendo e sabem aproveitar muito mais tudo que lhe é oferecido. Os animais tem o dom que sempre nos esforçamos, sem sucesso, alcançar: aproveitar o dia e tudo o que ele nos fornece de forma simples e descompromissada.

Além das pessoas, da paisagem e dos animais, aprecie o que o homem consegue criar. Monumentos, prédios, pontes e tudo o mais que às vezes não nos deixa esquecer da herança do Criador.

Por falar em Criador, independentemente da crença de cada um, impossível contemplar tudo pelo nosso caminho sem ao menos reconhecermos nossa pequenez diante Dele.

Andar sozinho pode nos aproximar muito mais daqueles que amamos. Passar todo o tempo apenas com nós mesmos é solitário e contraria todos os sentidos que possuímos (audição, fala, tato, visão e tato). Um pouco de isolamento é bom, mas utilize-o para encerrar assuntos mal resolvidos e, caso não consiga, faça com que se tornem parte do seu próprio ser, visto que é a ele que os pertence.

As dores que sentimos pelo corpo e as feridas abertas são o legado de nosso caminho. As conquistas são difíceis e habitualmente dolorosas, mas é isto que as tempera e que ao final do dia nos alimenta a alma de mais entusiasmo para o caminho do dia seguinte.

Exalte o alimento que lhe sacia a fome. Agradeça a cada refeição e alimente-se não somente pela necessidade fisiológica. Você não imagina o prazer que se pode sentir em um simples pão acompanhado de água quando é somente isto que possui. O prazer do alimento não está somente no sabor, mas em tudo que o cerca, o local, a paisagem, as pessoas, o clima e a fome.

Tenha a civilidade como um hábito. Deixe as coisas e lugares limpos e arrumados como os encontrou, não somente porque alguém irá usá-lo, mas porque você, com certeza, o usará novamente.

Esteja disponível para as pessoas. Retribua o cumprimento, mesmo que não seja o melhor de seus dias, pois será isto que lhe trará a certeza de que não está sozinho e de que somos importantes para alguém. Conversar consigo mesmo poderá lhe ajudar a resolver seus problemas. Conversar com as pessoas poderá ajudar a evitá-los.

Não se descuide de seu caminho. Cuidado com o que ou quem irá seguir. Não raras vezes somos enganados por nós mesmos a respeito das pessoas. No entanto, tenha certeza que sempre teremos a oportunidade de corrigir qualquer erro, desde que o reconheçamos e o aceitemos.

Em nossos caminhos somos muitas vezes instigados a desistir. Manter-se firme em seus propósitos é essencial. Será esta firmeza que lhe dará ideias para solucionar os problemas que certamente surgirão e lhe manterá firme rumo a seu destino.

Não tema o mau tempo que possa surgir em seu caminho, pois até mesmo do sol você tem que se proteger. A chuva, o vento e a neve são tão essenciais quanto o sol. Faça do clima um aliado para seu caminho. 

Não tema pelas dificuldades que com certeza aparecerão em seu caminho. Você ficará impressionado como as soluções surgem desde que não esmoreça. Manter-se firme diante dos obstáculos é essencial para manter-se em seu caminho.

As vitórias virão. Esperadas ou não, elas serão consequências de seu caminhar. O chegar ao final do dia é a maior das vitórias. Valorize suas conquistas, por menor que possam parecer frente às das outras pessoas e especialmente frente a você mesmo. Não crie expectativa em relação ao resultado, apenas complete seu caminho e festeje.

O inesperado nos fascina. Saber o que há depois de cada curva impulsiona nossos passos. Aqui também não se deve criar expectativas, mas apenas aguardar pelo novo que se apresenta a cada segundo. 

O silencioso encerrar do dia nos faz contemplar a vitória da caminhada. Presentear o corpo com um bom banho, cuidar dos ferimentos e das dores e alimentar-se bem, talvez sejam os maiores prazeres que o caminho pode lhe ter reservado. A bem da verdade, o caminho somente nos chama a atenção para tudo aquilo que temos todos os dias e somos incapazes de desfrutar e dar valor. 

Recostar em uma cama, esticar cada músculo e osso, ouvir os sons do dia que ainda ecoam pela cabeça, relembrar com extrema alegria por tudo que passou em seu caminho, as pessoas, as paisagens, os animais, os medos, os amigos conquistados, as dores, a solidão, a fome, a comida, a sede, a água, a incerteza, a esperança, a tristeza, o deslumbre, a fé, a paz e a conquista, todos integrantes de um mesmo propósito e objetivo.

Nossos dias são nossos caminhos. O medo nosso principal inimigo. O destino nosso incentivo. A chegada é a certeza do reinício. O reinício é o estar vivo. 

Esmar Custódio Vencio Filho