abre 2
abre 3
abre 4
abre 5

A partir de agora, ao buscarem os serviços do Judiciário no Fórum de Arapoema, cidadãos e cidadãs, advogados e advogadas e demais integrantes do sistema de justiça serão recebidos em um ambiente moderno, confortável e acessível. A nova sede da comarca, composta também pelos distritos de Bandeirantes do Tocantins e Pau D’Arco, foi inaugurada na sexta-feira (22/3), pela presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe. 

“Que essa casa realmente sirva à finalidade para qual ela foi construída, que é entregar justiça para a população de Arapoema”, destacou a presidente. “Quando recebemos boa estrutura física, nosso trabalho também se torna muito mais leve e melhor, porque nós passamos a trabalhar muito mais alegres”, ressaltou. “E nós queremos também que a comunidade seja recebida dessa forma, com satisfação e com sorriso.”

Durante o evento, a desembargadora Etelvina Sampaio também falou sobre os desafios do Judiciário para prestar o serviço com a qualidade que o cidadão merece. E destacou os esforços concentrados para garantir uma “justiça mais próxima e inovadora”. 

Reforço
Para atender à grande demanda de Arapoema, a presidente anunciou o reforço de mais um magistrado. A partir de agora, o juiz Frederico Paiva vai colaborar com os processos de áreas como Fazenda Pública e Registro Público, Infância e Juventude, e precatórias, na Comarca. A juíza Gisele Pereira de Assunção Veronezi, diretora do fórum, ficará com outros, de áreas diferentes.

“Estamos cumprindo o nosso papel, da melhor forma possível, no sentido de melhorar, de dar celeridade e efetividade à justiça”, disse a desembargadora. “Temos que manter a nossa harmonia e o respeito institucional. É isso que o Poder Judiciário espera de todos os integrantes do Sistema de Justiça. Esse sistema precisa estar unido para que possamos prestar o melhor serviço para nossa população.”

No tempo certo
“Tudo tem o seu tempo”, disse a vice-presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, ao mencionar que chegou o tempo de Arapoema receber esse novo espaço, que vai atender toda a comunidade, não só do município sede, mas também de Bandeirantes e de Pau D’Arco. “Rogo a Deus que aqui seja uma casa de muita paz, de muita harmonia e de muita justiça.”

Segundo a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, com as novas instalações, o Judiciário vai poder atender não só os cidadãos com mais conforto e acolhimento, mas também a todos os profissionais que compõem o sistema de justiça, proporcionando um ambiente mais seguro e eficiente.

Confiança e dedicação
A juíza Gisele Pereira Veronezi agradeceu a presidente do TJTO pela confiança e os servidores pela dedicação, ressaltando que faz o que está ao seu alcance, no sentido de prestar um bom serviço à comunidade local.

O presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), Allan Martins Ferreira, destacou que a obra representa o respeito e o carinho do Judiciário para com toda a população de Arapoema. “Temos que trabalhar para o bem da população, focado para pacificar e para resolver problemas.” 

Marco histórico
“Nós estamos aqui, hoje, num marco histórico para a sociedade, para o Tribunal, para a advocacia e para todo o sistema de justiça”, destacou o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Colinas do Tocantins, Wylly Fernandes de Souza Rêgo. “Todos estão aqui para que a gente consiga, em conjunto com o sistema, instituições unidas em consonância, para trazer a justiça para quem precisa.”

O promotor de justiça, Matheus Eurico Borges Carneiro ressaltou o ganho que o novo prédio representa para a população, ocasião em que lembrou das estruturas inadequadas de antes e citou as instalações modernas que hoje abrigam o fórum, garantindo dignidade aos cidadãos (ãs).

Já o diretor do Núcleo Regional da Defensoria Pública em Araguaína, Felipe Lopes Barbosa Cury, disse que a inauguração do novo fórum de Arapoema demonstra o compromisso do Tribunal de Justiça de entrega de uma prestação de serviços com mais qualidade. 

Solenidade de inauguração
Durante a solenidade, o padre Ualisson Vieira Batista e o pastor Nelson de Souza Araújo ministraram a bençãos para o novo fórum.

A juíza Gisele Veronezi e a servidora Raíris de Morais Bastos receberam placa de homenagem. 
Também prestigiaram o evento o vice-prefeito de Arapoema, Jurandir Fidelis da Silva; o presidente da Câmara Municipal da cidade, vereador Josimar Pereira; o prefeito de Pau D’ Arco, João Batista Neto; o procurador do Município de Bandeirantes, Denarcy Azevedo; o juiz convocado do TJTO, Jocy Gomes de Almeida; a juíza auxiliar da Presidência, Rosa Maria Gazire Rossi; magistrados (as), diretores (as) do TJTO, demais autoridades, servidores (as) e cidadãos (ãs) arapoemenses. 

Estrutura do novo fórum
O novo fórum está construído em uma área de 3.149,47 m2 e conta com recursos de acessibilidade e sustentabilidade. Dispõe de gabinetes completos, hall de entrada, protocolo/secretária, salas de depoimento especial, da OAB, do Ministério Público, salão do Tribunal do Júri, que tem capacidade para 69 pessoas, além de cela, dormitório para policial e sala para testemunha de defesa e outra para testemunha de acusação.


Possui sala secreta, sala de armas, ambiente para a Escola Superior da Magistratura (Esmat), para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), cartório unificado, sala para oficiais de justiça, central de mandados, contadoria, almoxarifado, área de serviço, copa, Central de Penas e Medidas Alternativas (Cepema) e sala técnica.
Conta ainda com estacionamento, paisagismo em todo o prédio, na área externa, e iluminação em LED e postes com placa de energia fotovoltaica.