Magistradas e magistrados, familiares, representantes do poder público e sociedade civil prestigiaram, nesta sexta-feira (2/2), a cerimônia de posse da nova diretoria e conselho deliberativo e fiscal, da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto). A solenidade ocorreu em Palmas, no Tribunal Pleno do Palácio Rio Tocantins, sede do Poder Judiciário tocantinense.

Com um extenso currículo e uma vida dedicada à justiça, o juiz Allan Martins Ferreira, titular da 4ª Vara Criminal e Execuções Penais da Comarca de Palmas, foi o vencedor do último pleito realizado em dezembro de 2023, e presidirá a instituição no biênio 2024/2026. É o terceiro mandato do magistrado, que também ocupou a cadeira da presidência da associação há 12 anos, no período entre 2008 a 2012.

Em pronunciamento que marcou a transição do cargo, a agora ex-presidente da Asmeto, juíza Odete Almeida, que esteve à frente da associação por dois mandatos consecutivos, lembrou ter iniciado sua gestão no período crítico da pandemia da Covid-19. Segundo a magistrada, em meio às adversidades, desafios foram enfrentados, melhorias foram promovidas. “O verbo agir representou nossa atuação, cuja presidência temos a honra de repassar ao colega Allan Martins, que de agora em diante conduzirá nossa associação juntamente com os colegas democraticamente eleitos para este fim”, ressaltou.

Anfitriã da solenidade, a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, parabenizou a condução da juíza Odete Almeida a frente da Asmeto, ressaltando a harmonia existente entre as administrações da associação e do Judiciário tocantinense. “Uma relação de acordos, discordâncias, mas, acima de tudo, de harmonia. Desta maneira quem ganhou e evoluiu foi a magistratura, a prestação de serviços ao cidadão e cidadã, e a justiça no Tocantins”, disse.

Ao juiz Allan Martins, a presidente do TJTO desejou votos de uma gestão bem sucedida, na expectativa de que a Asmeto continue em pleno crescimento.

“Nós sabemos das dificuldades e das cobranças existentes no dia a dia da magistratura. E o Tribunal de Justiça realmente se preocupa com a qualidade de vida de todos os magistrados e magistradas, servidores e servidoras. Juntos continuaremos trabalhando por melhorias que reflitam diretamente nos serviços prestados por cada um de nós”, completou.

No ato do juramento e discurso, o novo presidente da Asmeto, visivelmente emocionado, relembrou a memória dos colegas juízes Sândalo Bueno e Sérgio Paio, falecidos recentemente, com um legado em defesa da independência funcional da magistratura no exercício seguro, livre e imparcial da jurisdição. “Nosso compromisso é inabalável em ser a voz ativa dos magistrados, promovendo não apenas melhores condições para nossa profissão, mas também lutando por um Judiciário tocantinense autônomo e eficiente. Estamos diante de desafios significativos, mas tenho confiança na capacidade da magistratura de superá-los com diálogo, sabedoria e resiliência”, concluiu.

Presenças

Também participaram da solenidade: a vice-presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto; a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal; a desembargadora Angela Haonat; o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, representando o governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa; o deputado estadual Eduardo Mantoan representando a Assembleia Legislativa; o deputado federal Ricardo Ayres; a vice-presidente da OAB - Seccional Tocantins, Priscila Madruga; a tesoureira da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Maria Isabel da Silva; o diretor executivo da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages), juiz José Ribamar Mendes Júnior.

Confira abaixo os (as) magistrados (as) empossados (as):

Diretoria

Presidente Juiz Allan Martins Ferreira
1ª Vice presidente  Juíza Odete Batista Dias Almeida
2ª Vice Presidente Juíza Lílian Bessa Olinto
1º Tesoureiro Juiz Nelson Coelho Filho
2ª Tesoureira Juíza Gisele Pereira de Assunção Veronezi
Secretário Juiz Manuel de Faria Reis Neto
Diretora Social Juíza Flávia Afini Bovo
Diretor de Esportes Juiz José Eustáquio de Melo Júnior
Diretor de Prerrogativas Juiz Jossanner Nery Nogueira Luna

Conselho Deliberativo e Fiscal

uiz Deusamar Alves Bezerra
Juíza Hélvia Túlia Sandes Pedreira
Juiz Gerson Fernandes Azevedo
Juiz José Carlos Tajra Reis Júnior

Juiz Márcio Soares da Cunha

Suplentes do Conselho Deliberativo e Fiscal:

Edssandra Barbora da Silva Lourenço

José Ribamar Mendes Junior

Keyla Suely Silva da Silva