stf

Hoje a magistratura viveu um dia ímpar no movimento para demonstrar a importância da indicação de um Magistrado(a) de carreira para as próximas vagas de Ministro do Supremo Tribunal Federal. Houve reuniões com vários membros da equipe do Governo Federal.O Ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional do Brasil, General Augusto Heleno, recebeu seis Presidentes e Diretores das Associações de Juízes dos Estados (Goiás, Ceará e Pará), do Distrito Federal e da AMB.O Ministro ouviu atentamente os pleitos e demonstrou muita simpatia à legitimidade dele, fazendo uma analogia com a carreira militar, na qual alguém que não a integra jamais chegaria ao seu cume.

Da mesma maneira, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, ouviu atentamente a mesma comitiva acerca de temas do interesse da magistratura, como a mencionada indicação de magistrado de carreira para as futuras vagas no STF, o embarque armado em aviões de carreira dos membros da carreira e ainda a isenção IPI para aquisição/importação de armas de fogo. O Presidente foi muito simpático e agradável, dialogando e demonstrando interesse nos temas, formulando perguntas, isso por mais de uma hora. Durante a presença da comitiva o Presidente ligou e exigiu a presença de outros membros de sua equipe de Governo para resolver as questões das armas. Prometeu incluir a magistratura no PL a ser enviado ao Congresso Nacional que cuidará da referida isenção.

Os membros da comitiva tiveram a oportunidade de falar muito sobre a realidade da carreira e dos juízes em primeira e segunda instância, da falácia dos super-salários e de como somos atualmente vítimas de campanhas desmoralizantes na imprensa e por membros de outras carreiras. Explicitamos as vantagens técnicas, para a Democracia e para a harmonia e separação dos Poderes, de haver magistrados de carreira no cargo de Ministro da Suprema Corte.Cuida-se de uma semente plantada que por certo frutificará, de forma condizente com a função relevante exercida pela Magistratura de carreira.

Não houve a possibilidade da presença de mais Presidentes de Associações no Palácio do Planalto em razão de dos limites decorrentes da pandemia, todavia, o apoio de todos foi essencial para o fiel cumprimento da missão representativa.

Obrigado(a) pela confiança!

ASMEGO, AMAGIS - Df, AJURIS, AMEPA, AMAAP, AMAB, AMPB, AMAPI, AMEPE, AMMA, ACM, ASMETO, AMAZON e AMARR.