coreição 28 8 20

Na tarde dessa quinta-feira (27/8), a presidente da Asmeto, Odete Almeida, participou da Solenidade Virtual de Abertura das Correições em 15 Comarcas. Organizada pela Corregedoria Nacional de Justiça, a cerimônia contou a participação do corregedor de Justiça, desembargador João Rigo, do presidente do TJTO, desembargador Helvécio Maia, vários magistrados, representante da Procuradoria, OAB e Defensoria Pública, dentre outras autoridades.

Em sua fala a presidente da Asmeto ressaltou "que a posição tecnológica de vanguarda do nosso Tribunal permite que as presentes correições sejam realizadas virtualmente, o que é motivo de grande orgulho para todos nós! Ainda, registro a importância das correições, cujas diligências certamente poderão aparar quaisquer erros porventura encontrados, sempre objetivando aprimorar o nosso crescimento profissional no fidedigno exercício da prestação jurisdicional que nos é afeta. Entretanto, não podemos nos esquecer que diuturnamente há um esforço comum dos magistrados e servidores no sentido de se evitar estas falhas, pois o comprometimento com o labor é uma vertente louvável de toda a magistratura tocantinense. Desejamos um bom trabalho a todos!"

O corregedor-geral, desembargador João Rigo, destacou o trabalho dos juízes, servidores, estagiários, colaboradores voluntários e terceirizados das Comarcas, ao lembrar que eles contribuem diuturnamente com Judiciário tocantinense na entrega da prestação jurisdicional.Ao saudar os representantes e membros das instituições que integram o sistema de Justiça, dos sindicatos e associações, o corregedor-geral não se esqueceu os jurisdicionados. "A quem dedicamos nosso esforço na busca de melhoria na celeridade e qualidade da prestação jurisdicional", reforçou.

João Rigo Guimarães lembrou ainda que, mesmo diante de uma crise sanitária sem precedentes, "o Poder Judiciário do Tocantins continua em funcionamento para atender à sociedade. "E isso somente é possível porque há vários anos 100% dos processos judiciais e administrativos no âmbito do Tribunal tramitam eletronicamente e também porque contamos com ferramentas tecnológicas para realizar as reuniões e audiências por videoconferência, tal como ocorre neste momento", arrematou o desembargador.

Presidente do TJTO, Helvécio de Brito Maia Neto lembrou que o "exercício do cargo de corregedor-geral exige que se tenha uma visão ampla sobre o contexto do sistema de Justiça na atualidade, seja aberto à modernização, estabeleça aproximação com magistrados e servidores de 1º grau, notários e registradores, detenha humanidade e respeito pelo próximo". E que essas características "são a marca registrada do desembargador João e da sua equipe de trabalho".

As comarcas que estarão sob correição são as de Colméia, Guaraí, Itaguatins, Colinas, Arapoema, Cristalândia, Pium, Paraíso do Tocantins, Araguacema, Arraias, Natividade, Ponte Alta do Tocantins, Novo Acordo, Gurupi e Palmeirópolis.

Foco na sociedade

As correições ordinárias têm o objetivo de promover ajustes e adequações pontuais para o aprimoramento da prestação jurisdicional à sociedade. As reuniões com os magistrados e servidores das Comarcas acontecerão também por videoconferência, através da plataforma virtual Cisco Webex. 

As pessoas que quiserem fazer reclamações, sugestões ou tirar dúvidas deverão entrar em contato com a Controladoria das comarcas por formulário eletrônico disponível, no site da Corregedoria ou pelo telefone (63)3218-4509, sendo que a equipe de correição fará reunião por videoconferência com quem desejar. 

Acesse o formulário por este link https://bit.ly/32rV3WZ

Confira agenda das correições aqui.