13d4ad1a 1636 4f4f 8362 53f198ec2a8a
837f79d4 2b6f 4d7e b894 98adf6457f2b
1491dabd 7f1a 46f4 a59a 27f2432b996d
84414cec 1f1a 4977 9eea c98263bd7875
c321a952 8fe0 4f96 93b0 c8dc80fd13c8
c544b500 9512 4d58 b86a a1bb49131668
b501e17c 3aed 427b acfd fbe4888e0355
bcbd1aef 5225 4a8d b726 f3e283f557a0

“Temos muitos motivos para nos unir e comemorar”, essas são as palavras da Diretora Cultural, Social e de Comunicação da Asmeto, juíza Flávia Afini Bovo, que esteve à frente da organização da noite que reuniu diversas autoridades, associados, familiares e amigos.

A festa foi realizada nessa quinta-feira (17) no Crystal Hall, marcada pela elegância e alegria que envolvia todos os presentes.

Na programação, foi realizada uma homenagem especial aos ex-presidentes da associação que estavam presentes na cerimônia. O desembargador João Alves da Costa, o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, a desembargadora Ângela Maria Ribeiro Prudente, o juiz Roniclay Alves de Morais e a atual presidente, juíza Julianne Marques representaram toda a lista de ex-presidentes da Asmeto.

O Presidente da AMB – Associação dos Magistrados Brasileiros, Juiz Jayme Martins de Oliveira, que prestigiou a comemoração recebeu uma placa das mãos da presidente da Asmeto, Julianne Freire Marques, em razão dos relevantes serviços prestados à magistratura tocantinense

A associação também reconheceu aqueles que ajudaram e ajudam nos trabalhos no dia a dia e por isso, também foi homenageada representando a todos os funcionários da Asmeto, a colaboradora Nazareth Guimarães Ferreira Martins.

Na oportunidade, a Deputada Estadual Valderez Castelo Branco (PP-TO), entregou uma placa de homenagem à presidente Julianne Marques em reconhecimento aos serviços prestados à justiça tocantinense.

Para a magistrada Edssandra Barbosa da Silva Lourenço, " a festa em comemoração aos 30 anos da Asmeto não poderia ter sido mais perfeita. A decoração estava linda, o buffet delicioso, a musica maravilhosa, os convidados elegantes e animados, enfim, foi uma noite memorável e encantadora, que, sem duvida entrará para a história dos grandes eventos da Asmeto".

Quem também compartilhou sobre a comemoração foi a juiza Aline Bailão que ressaltou à nossa assessoria que a "festa foi incrível em todos os quesitos: decoração, buffet, banda, além da presença dos colegas magistrados de todas as regiões do estado. Me sinto orgulhosa de fazer parte desta história e muito bem representada por nossa ilustre presidente Julianne Marques."

Estiveram presentes também o deputado Federal, Carlos Gaguim (DEM-TO); a deputada Estadual, Luana Ribeiro (PSDB-TO); o ex-deputado Federal, Lazaro Botelho; conselheiro do CNJ, Henrique Ávila; a diretora-tesoureira adjunta da AMB, juíza Maria Rita Manzarra; a presidente da Associados dos Magistrados do Rio de Janeiro (AMAERJ), juíza Renata Gil; o presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amamsul), Eduardo Siravegna; o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Roberto Bacellar; o presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público, Luciano César Casaroti; o presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Tocantins (Aproeto), Rodrigo Santos; o presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Tocantins (Adpeto), Guilherme Vilela e a  representante da OAB-TO, Ana Laura Coutinho.

A noite foi animada pela Banda Harmonia e pelo Dj Zedy.

História

A Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins foi criada no dia 30 de setembro de 1989, um ano após a criação do Estado do Tocantins.

O primeiro presidente foi o desembargador João Alves da Costa, eleito por aclamação. Foi o primeiro gestor também que teve a iniciativa de reunir os colegas em torno da criação da Associação.

Em 1991, devido à sua eleição para o cargo de corregedor-geral de Justiça, o desembargador teve que renunciar à presidência e assumiu então o vice, juiz Sândalo Bueno, que ficou na gestão por dois mandatos. Foi no mandato de Sândalo Bueno que começaram as primeiras edificações.

Ainda numa época com poucos associados, assumiu o então juiz, Bernardino Lima Luz, que ficou à frente da associação por dois anos, período de 1998 a 2000.

De 2000 a 2004, a ASMETO foi administrada pelo então juiz (hoje desembargador) Helvécio de Brito Maia Neto, numa administração voltada para o desenvolvimento institucional. Foi nessa gestão que foi publicada a primeira edição do Informativo da Associação.

A gestão 2004-2008 foi administrada pela então juíza, (hoje desembargadora) Ângela Maria Ribeiro Prudente. Com a união de juízes e desembargadores e uma administração centrada, a Associação conseguiu vencer dificuldades e obter conquistas significativas, como a sede administrativa.

Mais tarde, no período de 2008-2012, a ASMETO foi presidida pelo Juiz Allan Martins Ferreira. Durante os dois mandatos, a associação obteve conquistas, principalmente no que se refere à parte estrutural do clube, com a construção e melhorias dos apartamentos da sede campestre.

No dia 15 de fevereiro de 2012, o então juiz (hoje desembargador) Helvécio de Brito Maia Neto foi empossado na Presidência da Associação para seu terceiro mandato, com a missão de resgatar a unidade da categoria.

De 2014 a 2016, a ASMETO foi presidida pelo juiz Roniclay Alves de Morais, que travou lutas institucionais junto a diversas instituições, especialmente operadoras de plano de saúde, no sentido de respaldar os direitos dos associados e manter as conquistas já alcançadas.

Por último, assumiu a presidência a Juíza Julianne Freire Marques, que foi reconduzida e atualmente está em seu segundo mandato, ao lado dos diretores: 1º Vice Presidente, Nassib Cleto Mamud; 2º Vice Presidente, Manuel de Faria Reis Neto; Secretário, Herisberto e Silva Furtado Caldas; 1º Tesoureiro, Antiógenes Ferreira de Souza; 2º Tesoureiro, Edimar de Paula; Diretor de Prerrogativas, Jossaner Nery Nogueira Luna; Diretor de Esportes, Roniclay Alves de Morais e Diretora Cultural, Social e de Comunicação, Flávia Afini Bovo.

 Com mais de 160 associados, a entidade hoje se consolida como uma associação forte e atuante em prol da magistratura tocantinense.

Ascom Asmeto

Fotos: Rondinelli Moreira Ribeiro.