toffoli

Fortaleza sediou nessa quarta (24) e quinta-feira (25) reunião com representantes do Poder Judiciário e autoridades locais. A vice-presidente da AMB e presidente da Asmeto, Julianne Marques esteve presente acompanhando na oportunidade, a comitiva do presidente da AMB, Jayme de Oliveira. A visita faz parte do calendário de ações institucionais do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, com intuito de conhecer os contextos locais do Poder Judiciário e se aproximar das associações de magistrados pelo País. Antes do Ceará, a comitiva passou por Mato Grosso e Roraima.

Nessa proposta, os presidentes da AMB e do STF, junto à equipe da presidência do STF e do CNJ, se reúnem com servidores públicos e magistrados, para obter informações acerca do andamento dos trabalhos apresentados pelos órgãos de Justiça em todas as regiões.

No Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) foram recebidos pelo presidente da Corte, Haroldo Correia, que apresentou à comitiva a maquete virtual do novo prédio sede do Tribunal, com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2019. Haroldo Correia falou, ainda, sobre problemas relacionados ao preenchimento de vagas para servidores, e da importância da integração do TRE com o Supremo.

Presente também ao encontro, o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Ricardo Alexandre Costa, disse que a presença do ministro é uma grande honra para o Judiciário do estado. “Demonstra que o presidente do STF está preocupado em ouvir todos os tribunais do País, as suas dificuldades e diversidades para que possa balizar melhor a atuação tanto do STF, como órgão máximo da Justiça, quanto do CNJ, que trabalha formulando políticas públicas na questão da gestão e do planejamento. Temos certeza de que daqui só saíram bons frutos”, afirmou.

Os dirigentes visitaram também a Seção Judiciária da Justiça Federal, onde foram recebidos pelo diretor do Foro, Alcides Saldanha Lima, e demais juízes federais. Na reunião, conversaram sobre assuntos específicos da Justiça Federal como regulamentação de cadastro e atuação de peritos, bem como pautas voltadas à Magistratura nacional, em especial reforma da Previdência, abuso de autoridade, dentre outras relacionadas à valorização da carreira.

Dias Toffoli aproveitou a ocasião para enaltecer o trabalho desenvolvido pelas associações de magistrados em prol da Magistratura e reiterou a importância da união de todos, especialmente, no momento difícil o qual passa o Judiciário brasileiro. “É preciso termos a visão clara de que todos nós somos Poder Judiciário”, finalizou.

Ainda como parte da visita institucional ao estado, eles estiveram reunidos com o governador, Camilo Sobreiro de Santana, e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Sarto. À noite, a Associação Cearense de Magistrados oferece jantar para os presidentes da AMB e do STF, comitiva e magistrados do estado.

Fonte: AMB