42e2607f 9856 4d18 9259 05a91394f9a6

O XII Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (COJE) se reuniu em Palmas e encerrou-se na última sexta-feira (14/6), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).

O evento iniciou com o pronunciamento da Presidente do TRE-TO em exercício, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, que destacou a importância do papel das ouvidorias como canal de comunicação entre a Justiça Eleitoral e a sociedade.

“As Ouvidorias têm se mostrado como unidades fundamentais para estabelecer uma aproximação com a sociedade, pois atuam como um canal de comunicação direta com o cidadão”, ressaltou Etelvina.

Em seguida, os ouvidores assistiram ao pronunciamento do Presidente do COJE e ouvidor do TRE-TO, Juiz Agenor Alexandre da Silva, que agradeceu a presença dos colegas ouvidores de todo o Brasil por terem se deslocado de seus estados de origem para prestigiar o evento. O Ouvidor destacou ainda seu projeto de audiências públicas através do qual realizou visitas e palestrou aos alunos de direito de faculdades do Tocantins e de outros estados.

Palestra

O evento contou ainda com palestra do Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tarcísio Vieira de Carvalho Neto. Em sua fala ele destacou quatro aspectos essenciais do Estado democrático de direito que estão hoje sendo revistos, os quais sejam: a supremacia constitucional; a separação dos poderes; a superioridade da lei e a garantia dos direitos fundamentais.

O Ministro salientou ainda o elo existente entre o estado democrático e o papel das ouvidorias: “as ouvidorias são responsáveis por permitir o diálogo entre o poder público e os cidadãos. Está imbuído nelas o papel de mudança dentro do poder judiciário”.

Da Asmeto, prestigiaram a solenidade a presidente Julianne Marques e a diretora de cultura e comunicação, Flávia Afini Bovo.