fotoabre edit
Karnal 2 edit
juizes0
juizes1

Os magistrados Nilson Afonso da Silva, Luis Otavio de Queiroz Fraz, Carlos Roberto de Sousa Dutra, Cibele Maria Bellezzia, Ana Paula Araujo Aires Toribio, Jossanner Nery Nogueira Luna, Renata do Nascimento e Silva, Julianne Freire Marques e Rafael Gonçalves de Paula estão reunidos em Foz do Iguaçu (PR), ao lado de centenas de magistrados que prestigiaram, nessa quinta-feira (23), a cerimônia de abertura do VII Encontro Nacional Juízes Estaduais (Enaje), que ocorre até este sábado dia 25. O evento trienal, tradicionalmente realizado pela AMB, conta, nesta edição, com a parceria da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar).

Além da diretoria da AMB, o presidente Jayme de Oliveira recebeu autoridades nacionais e internacionais, ministros, juízes e desembargadores que devem somar aos debates propostos pelas comissões Científica e Cultural.

Conhecido como o maior evento da Magistratura estadual, o Encontro deste ano tem como tema central “A Magistratura na sociedade brasileira – entre o real e o ideal”, a ser abordado durante painéis e palestras de grandes nomes do Poder Judiciário, do Direito e da sociedade civil.

Ao declarar o evento oficialmente aberto, Jayme de Oliveira agradeceu a presença de todos e destacou a importância da iniciativa para o trabalho realizado pelo Judiciário. “Desejo que aproveitem e sintam-se acolhidos, porque as comissões muito dedicaram-se, nos últimos meses, para fazer com que todos chegassem aqui e fossem verdadeiramente recebidos e aproveitassem a programação acadêmica e cultural da melhor forma”, afirmou.

A conferência de abertura foi conduzida pelo professor e historiador Leandro Karnal. Com o tema “Os desafios da Magistratura no século XXI”, Karnal trouxe pensamentos que estimularam a reflexão sobre o papel do juiz como peça-chave de mudança no País, fazendo contrapontos entre a história das relações humanas atuais e passadas.