TJTO2357
TJTO2742
TJTO2185
TJTO2589
TJTO2761
regularização1

Promover uma maior aproximação da sociedade, levando os serviços da Justiça para todos. Com esse objetivo começou na (6/5), na Comarca de Novo Acordo, o Justiça Cidadã, um projeto do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) que irá percorrer as 42 comarcas do Estado, levando ações de interesse da sociedade. Durante a abertura, o presidente do TJTO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, afirmou que a iniciativa foi pensada para facilitar ainda mais o acesso ao Judiciário. “O Justiça Cidadã não é um projeto meu ou do Judiciário, é da comunidade e do cidadão. Foi instituído com o objetivo de fomentar ações e serviços da Justiça em todas as 42 comarcas, contando com a parceria de todos os integrantes do sistema de Justiça”, afirmou.

Cidadania na escola: debate com estudantes de colégio estadual de Novo Acordo

Com música e muita animação, instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) promoveram um bate-papo descontraído com os alunos do Colégio Estadual Professora Eliacena Moura Leitão. Para o bate-papo, o pátio da escola foi tomado por cerca de 200 alunos do ensino fundamental II e médio. Durante a apresentação, eles interagiram, se divertiram e aprenderam lições importantes sobre cidadania. “Senti que essas palestras enriqueceram nosso conhecimento e, como somos de uma cidade do interior, muitas vezes não temos acesso a este tipo de debate para nos fazer pensar”, ressaltou a estudante Beatriz Lustosa Almeida, de 15 anos.

Alunos recebem prêmio de concurso de redação e participam de roda de conversa com integrantes do sistema de Justiça

Dentro da programação em Novo Acordo, foi realizada a premiação aos alunos vencedores do concurso de redação, que teve como tema Justiça Cidadã. Renata Soares de Amorim Carvalho foi a primeira colocada; Rayllane Castro Pereira ficou em segundo lugar; e Josy Gama Alves, em terceiro. Os alunos receberam certificados, kits do Proerd e do Justiça Cidadã, além de uma premiação especial da comarca. Renata Soares ficou emocionada com o primeiro lugar. “Eu me sinto muito privilegiada, pois não esperava. Foi muito importante para saber mais sobre o tema Justiça Cidadã e expandir meus conhecimentos”, destacou.

Da Roda de Conversa sobre o tema “Proteção da Criança e do Adolescente” participaram a juíza Aline Bailão, a promotora de Justiça Renata Rampanelli Cisi, a defensora pública Carina Queiroz de Farias, o advogado Taumaturgo Rufino, o delegado de polícia Vladimir Bezerra de Oliveira e a policial militar, coronel Alaídes Machado.

A juíza Aline Bailão incentivou os alunos a continuarem os estudos e citou o próprio exemplo. “Novo Acordo precisa que vocês estudem, se formem e venham atuar na cidade como profissionais. Eu já estive aí onde vocês estão. Tudo começa na vida escolar. Sempre morei no Tocantins e também estudei em escola pública, como vocês”, disse a magistrada. Ela ressaltou que a maioria dos problemas com menores infratores acontece com aqueles alunos que deixam de estudar e passam o dia ociosos, quando deveriam estar na escola buscando mais conhecimento.

“Nossa escola, nosso município, frequentemente vem registrando atos que não agradam a sociedade. Índices de uso de drogas e violência estão altos, por isso, as palestras como a do Proerd e da educação digital e essa roda de conversa foram muito importantes para os nossos alunos e seus familiares”, destacou o diretor da Escola, Eudivane Pereira Xavier

Orientação sobre regularização fundiária e tem retorno positivo de gestores

Durante programação do projeto Justiça Cidadã, representantes de municípios que fazem parte da Comarca de Novo Acordo participaram de uma reunião sobre regularização fundiária. O objetivo foi o de auxiliar os gestores a promoverem ações que visem a segurança jurídica de imóveis urbanos e rurais no Tocantins.

Fonte: TJTO