DSC 0415EDIT

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou os nomes de Maria Tereza Uille Gomes e Otavio Luiz Rodrigues Junior, indicados, respectivamente, para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O placar foi de 17 votos favoráveis e um contrário. O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, e a vice-presidente de Direitos Humanos da Associação Brasileira e presidente da Asmeto, Julianne Marques, acompanharam a sabatina em Brasília.

Jayme de Oliveira parabenizou os indicados. “São pessoas extraordinárias, competentes e que em muito contribuirão com o avanço dos Conselhos. Maria Thereza já desenvolve um grande trabalho no CNJ e Otávio, portador de currículo notável se destaca por onde passa. Ganham os Conselhos, ganha o Brasil”, disse o presidente da AMB.

Procuradora de Justiça do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes já ocupa uma cadeira no CNJ desde 2017 e pode ser reconduzida por indicação da Câmara dos Deputados. Ela já foi secretária de Justiça do Paraná e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

Indicado para o CNMP pela Câmara, Otavio Luiz Rodrigues Junior é professor da Universidade de São Paulo (USP) e já foi conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Também exerceu diversos cargos na estrutura da União como assessor de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e advogado-geral da União adjunto.

Segurança pública, sistema carcerário e questões remuneratórias do Judiciário foram alguns dos temas abordados na sabatina que durou cerca de duas horas. Agora, após aprovação na CCJ, os nomes seguem para análise do Plenário do Senado.

Fonte: AMB