competencias1
competencias4
competencias2

Magistrados que participaram do curso de Competências de Lideranças e Gestão promovido pelo Tribunal de Justiça, através da empresa Dale Carnegie Training, com 100 anos de experiência de mercado, apresentaram os resultados positivos alcançados na administração de suas unidades judiciárias a partir dos novos conhecimentos adquiridos durante sua realização.

O encerramento, com apresentação das dez melhores práticas e escolha do vencedor entre elas, aconteceu no Pleno do Tribunal de Justiça e contou com a participação do presidente, desembargador Ronaldo Eurípedes.

O curso surgiu de uma demanda detectada pelo presidente Ronaldo Eurípedes durante a realização do projeto Caminhos da Justiça, em 2015, quando visitou pessoalmente todas as comarcas do estado, discutindo com magistrados, servidores e serventuários as melhores soluções para a evolução contínua do Judiciário tocantinense.

Segundo o coordenador do projeto, juiz auxiliar da presidência Roniclay Alves de Morais, o curso teve como objetivo atender a demanda dos magistrados. “Grande parte dos magistrados”, disse ele, “ nao foi preparada para gestao e precisam administrar o seu cartório ou a sua comarca. O curso veio para suprir essa lacuna, para trazer o conhecimento para que o magistrado tenha as ferramentas necessárias".

O juiz auxiliar informou que o Poder Judiciário tocantinense tem hoje 117 magistrados na ativa e quase 100% atendeu ao chamado para fazer curso. “Estamos muito satisfeitos com a participação dos magistrados nesse evento promovido pelo Tribunal de Justiça”, enfatizou.

Para o juiz Rodrigo Perez, que responde pelo Juizado Especial da Infância e Juventude de Palmas, “esse curso, de tão importante, deveria ser tratado já no ingresso da magistratura. Ele propicia conhecimentos que não são ensinados na faculdade. Conhecimentos relacionados à gestão, à coordenação de equipes, a maneira específica de lidar com as pessoas no ambiente de trabalho. As maneiras pelas quais nós podemos promover a responsabilidade, promover a união das pessoas em prol do resultado que tanto se busca”.

Já o vencedor das melhores práticas apresentadas, escolhido pelos próprios colegas, Luis Otávio de Queiróz Fráz, titular da 2ª Vara Cível de Palmas, afirmou que “o curso é um presente para a magistratura. Um curso de alto conhecimento e relacionamentos. É um curso que para o gestor é uma ferramenta indispensável num mundo de tanta cobrança, tanto desejo de organização”.

O representante da Dale Carnegie Training, Rudiney Moreira da Silva, responsável pelo curso, disse que o Tribunal de Justiça do Tocantins foi o primeiro do Brasil a investir nesse nível de conhecimento para seus magistrados. “É uma grande satisfação para nós, pela confiança do Tribunal de Justiça, concluir esse evento com a certificação dos juízes, e conhecendo os bons resultados alcançados. Por isso, estamos muito satisfeitos”, concluiu.