DSCN9129edit

A programação científica do VI Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje) foi finalizada nesta segunda-feira (11), após a 3ª reunião da comissão de magistrados responsável por essa área. As palestras e painéis serão focados em temas como ética, efetividade da Justiça e combate à corrupção.

“Vamos reunir nomes importantes da magistratura brasileira e internacional para promover um debate de alto nível sobre assuntos atuais e de extrema relevância. Estamos muito satisfeitos com a programação e certos de que as discussões serão muito proveitosas aos participantes”, considerou o coordenador da comissão científica, Antônio Silveira.

O ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), está confirmado para a abertura do evento, na noite de 3 de novembro, enquanto a ministra Cármen Lúcia, também do STF, fará a palestra de encerramento.

No dia 4, o juiz Sérgio Moro e o ministro da Suprema Corte Italiana Gherardo Colombo falarão sobre as experiências de combate à corrupção no Brasil e na Itália. Os desafios à implementação do novo Código de Processo Civil (CPC) serão abordados pelos juízes Fernando Gajardoni e Salomão Viana. Já o tema da ética na sociedade contemporânea ficará a cargo da professora Márcia Tiburi, que é mestre e doutora em filosofia.

Na manhã do dia 5, os magistrados terão uma palestra especial de Martha Halfeld, a primeira integrante da magistratura brasileira a ser eleita para o cargo de juiz do Tribunal de Apelação do Sistema de Justiça Interna das Nações Unidas (Unat). Também participaram da reunião as juízas Ana Karena Nobre e Carla Ceará, da Associação dos Magistrados Baianos (Amab), a juíza catarinense Mônica de Lucca, assessora especial da ENM, e o magistrado gaúcho Rogério Favreto, que coordena a Justiça Federal da AMB.

O VI Enaje acontecerá de 3 a 5 de novembro, em Porto Seguro (BA). É bom lembrar que apenas associados à AMB poderão participar do evento. Para garantir a vaga, quem ainda não integra a entidade deve associar-se até 6 de agosto.

Clique aqui para acessar a programação científica completa.